O que é Caseína e para que serve?

Não é raro que as pessoas pensem logo em Whey quando pensam em suplementos de proteína. No entanto, quem sabe o que é caseína entende que há momentos em que ela pode ser mais interessante.

O que é Caseína

De modo geral, já se trata de um dos suplementos proteicos mais populares no Brasil. Encontramos marcas do tipo Micellar, como a Optimum e até mesmo a brasileira Growth.

Para entendermos para que serve e quem deve tomar, vamos analisar com detalhes nos tópicos a seguir. De início, responderemos o que é caseína.

O que é caseína?

A caseína é uma das duas proteínas do leite, compondo cerca de 80% de todo o seu teor proteico. Por conta de sua digestão mais lenta, é muito utilizada antes de períodos longos sem comer.

Sendo uma proteína animal de alta qualidade, possui um perfil de aminoácidos riquíssimo, nutrindo bem o nosso corpo. Os outros 20% não compreendidos pela caseína do leite é de Whey Protein.

Agora que você já sabe o que é caseína, vamos dar uma olhada em como tomar o suplemento.

Como tomar o suplemento corretamente?

A caseína pode ser tomada em qualquer horário do dia, geralmente em doses que contêm cerca de 20-25g de proteína. Normalmente, o conteúdo de um “scoop” ou dosagem contém 75%-80% da proteína.

Por ser de digestão lenta, ela pode ser combinada com outros suplementos. Dessa forma, não é preciso decidir entre caseína ou Whey, mas considerar consumi-los em conjunto.

Essa característica dessa proteína também a torna ideal antes de dormir ou em momentos que antecedam um longo jejum. Como exemplo, pode ser uma forma de manter o corpo nutrido durante as horas de trabalho.

Para que serve a caseína?

A caseína serve para aumentar a ingestão de proteína de alta qualidade de forma prática e com ótimo custo-benefício. De digestão lenta, porém mais simples do que a de alimentos inteiros, é um dos suplementos proteicos mais utilizados no Brasil.

Há, ainda, dois tipos diferentes desse suplemento. Portanto, devemos conhecer melhor suas diferenças e similaridades.

Quais são os dois tipos desse suplemento?

Essa proteína é comercializada atualmente em duas variações diferentes: a caseína Micelar e a hidrolisada. A primeira, apesar do nome menos comum, é a mais utilizada e a mais fácil de se encontrar.

No primeiro caso, a digestão é a mais lenta das duas e se adéqua bem ao objetivo geral dos praticantes de atividades físicas. Já o segundo caso, temos uma absorção mais rápida, embora ainda assim lenta comparada ao Whey.

Caso não queira uma absorção tão lenta, pode se encontrar na dúvida entre caseína ou albumina. Considere o custo de ambas e as situações em que utilizará o suplemento para chegar a uma conclusão.

Quais são os benefícios da caseína?

Os benefícios da caseína podem se traduzir no que se espera de um corpo devidamente nutrido de proteínas. Os praticantes de atividade física que buscam hipertrofia, por exemplo, podem obter resultados satisfatórios(¹) de ganho de massa muscular.

Porém, além dos efeitos em relação a ganho de massa magra e auxílio no emagrecimento, sabemos que podemos obter:

  • Aumento da imunidade;
  • Efeitos antioxidantes;
  • Redução da pressão arterial;
  • Redução dos triglicerídeos;

Os estudos sobre esses potenciais benefícios ainda são iniciais e mais pesquisas serão necessárias para obter uma conclusão satisfatória.

Onde comprar com o melhor preço?

Normalmente encontramos na caseína preço pouco atrativo nas lojas físicas. No entanto, a internet permite uma venda com custo muito menor por unidade, o que barateia o produto.

Por isso, resolvemos buscar as melhores condições para compra da caseína com o melhor preço. São cupons de desconto, frete grátis e até mesmo opções com “cashback” (o famoso reembolso).

[Lista]

Quais são as melhores marcas de caseína?

Além de decidir entre caseína ou Whey e encontrar a melhor condição para comprar online, há diversas marcas por aí. Felizmente, nós tiramos bastante tempo para analisar o que cada pote de cada marca tem a oferecer.

Em nossa lista com marcas como a caseína Growth ou Optimum, nossos leitores possuem duas escolhas. Uma é ir direto para o site com o melhor preço, a outra é ler a nossa análise. Nós não damos nota sem motivo, e você pode checar por conta própria e tomar sua própria decisão.

A Caseína faz mal ou engorda?

A caseína não faz mal a quem não possui alergia ou alguma outra condição de saúde que impeça a suplementação com proteína. Diferente de alguns outros suplementos, a alergia à caseína pode ser até comum, e merece alguma atenção.

O ideal é, exceto em caso de pessoas perfeitamente saudáveis, consultar uma nutricionista e/ou um alergista antes do uso.

Por ser um suplemento proteico apenas, a caseína não engorda e nem possui o poder de fazer alguém parecer ter engordado. Na verdade, estudos mostraram que seu uso auxilia dietas para perda de peso(¹).